“Psiquiatria: ficção e estigma” é o tema do próximo programa ABP TV

ABP TV Psiquiatria Ficção e Estigma

“Psiquiatria: ficção e estigma” é o tema do próximo programa ABP TV, no dia 11 de dezembro.

Cinema, televisão, literatura e outras formas de expressão artística se apoiam nas características diferentes de seus personagens para trazer a tensão para o enredo. Muitas vezes, tais características são doenças psiquiátricas graves, representadas de forma errônea e caricata.

De que forma a ficção incentiva e reforça o preconceito que paira sobre a doença psiquiátrica? Como a população absorve esse preconceito e o coloca em prática através da Psicofobia? Estas perguntas e muitas outras serão respondidas no próximo ABP TV.

Para debater o assunto, o programa ABP TV recebe quatro convidados: Dr. Antônio Geraldo da Silva, Dr. Alexandre Paim, Dr. Everton Botelho e Dr. Táki Cordás. Conheça melhor cada um deles abaixo:

– Dr. Antônio Geraldo da Silva: médico psiquiatra, Presidente Eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina – APAL, diretor tesoureiro e superintendente técnico da ABP, coordenador da Comissão Nacional do Setembro Amarelo da ABP.

– Dr. Alexandre Paim-Diaz: médico psiquiatra, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neurologia Clínica e Experimental (NUPNEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela UFSC, vice-coordenador da Campanha Setembro Amarelo ABP/CFM.

– Dr. Everton Botelho Sougey: médico psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela Université de Paris V, Doutor em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela Universidade Livre de Bruxelas. Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento e Professor Titular do Departamento de Neuropsiquiatria na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria na gestão 2014-2016.

– Dr. Táki Athanássios Cordás: médico psiquiatra, Coordenador da Assistência Clínica do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, Coordenador do Programa de Transtornos Alimentares ( AMBULIM) do IPQ-HCFMUSP, Prof. dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da USP , do Programa de Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP e do Programa de Fisiopatologia Experimental da FMUSP.

Não perca o próximo ABP no dia 11 de dezembro, às 21h, ao vivo. Envie sua pergunta por meio do Linha Direta, no Portal da Psiquiatria, ou nos comentários das transmissões ao vivo do Facebook da ABP e no Canal da Psiquiatria, no Youtube. Participe!

Comentários estão fechados.