Participe da IV Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas da ABP

Vem aí a IV Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas da ABP! Evento já consolidado no calendário de encontros relacionados à saúde mental, a Jornada acontece nos dias 21 e 22 de julho, no auditório Dr. Cristiano Altenfelder, na Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Entre os temas a serem abordados durante a Jornada, estão a prevenção de riscos em comportamento suicida, a diferenciação e o manejo da ideação suicida com manipulação, vítimas de violência, transtorno de personalidade borderline, entre outros.

Para o psiquiatra Elie Calfat, um dos palestrantes confirmados para a IV Jornada, é importante o tema sempre ativo nas discussões em saúde mental. “A emergência psiquiátrica, como ramo da psiquiatria geral, é uma das áreas que mais cresce na Saúde Mental. Saber e conhecer situações de emergências faz parte do armamentário de qualquer profissional de saúde e não apenas da saúde mental. O trabalho em saúde mental é multidisciplinar e todas as áreas e assim deve ser também nas emergências”, reforça o palestrante.

Um dos temas a ser abordados na Jornada é o suicídio e o manejo do comportamento suicida. Alexandrina Meleiro, coordenadora da Comissão de Estudos e Prevenção ao Suicídio da ABP, falou sobre a importância de se abordar o tema em um evento como este: “as pessoas, em geral, estão vendo a necessidade de se ter pelo menos uma ideia do que é a doença psiquiátrica. Há um aumento na busca por esse tema e é gratificante, porque significa que as pessoas estão mais alertas, não somente os médicos psiquiatras, mas médicos de outras especialidades e demais profissionais de saúde – psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros – ou que lidam diretamente com emergências, como bombeiros, policiais e outros. Isto tem importância no momento em que a ABP se propõe a capacitar todas as pessoas que, de um modo ou de outro, lidam diretamente com a emergência médica e psiquiátrica em seu dia-a-dia”.

A Dra. Alexandrina Meleiro ainda deixa um convite para que todos participem da IV Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas: “venham, participem. Sem dúvida, você terá mais uma vez uma jornada de excelência realizada pela ABP”. O Dr. Calfat reforça: “Convido os associados da ABP e todos os interessados a comparecerem à IV Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas, para continuar discutindo o tema e para seja alvo de aprofundamento. Uma resposta eficaz a uma situação de emergência psiquiátrica pode minimizar os prejuízos pessoais, familiares e para a sociedade”.

Clique aqui e inscreva-se na IV Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas. Mas corra, as vagas são limitadas!

Comentários estão fechados.