Orgulho de Ser Psiquiatra: conheça o Dr. Cleber Naief Moreira

Conheça o Dr. Cleber Naief Moreira, associado e Diretor Regional Norte da ABP, presidente da Associação Amazonense de Psiquiatria – AAP. Leia abaixo o depoimento enviado pelo homenageado da semana:

“Sou mineiro de Belo Horizonte, fiz medicina e a Residência em Psiquiatria na UFMG. Moro em Manaus há 13 anos. Desde a adolescência me intrigava com tudo que fosse revelador da natureza humana.
A compreensão do humano, como a de todos os demais seres vivos, demanda o estudo de sua biologia. E assim como a planta depende das condições encontradas pela semente, a pessoa que cada um se torna é o resultado de sua biologia moldada pelas vivências e inserção social.

A psiquiatria é a única matéria que se lança nessas três dimensões determinantes da pessoa com igual afinco e método científico. Esse espírito que me levou a escolha da especialidade antes do início do curso de medicina tem sido sempre o mesmo em toda minha vida profissional.

A prática profissional exige disciplina rígida. A começar pela arte de ouvir o outro, administrando o maior silêncio possível sem permitir que o diálogo se converta em um monólogo sem rumo. Precisamos conquistar a confiança e a empatia na relação médico-paciente, resguardando a distância inerente ao relacionamento profissional. O exame psicopatológico exige apurado rigor conceitual e a percepção de sutilezas, não se admite
diagnósticos por impressões subjetivas. Cada atendimento tem um caráter único, pode demandar adaptações e algumas vezes o improviso.

Creio que nosso maior desafio atual é ampliar a aceitação de que qualquer pessoa pode entrar em intenso sofrimento mental e deve receber o mesmo respeito reservado aos portadores sofrimento físico. É comum ouvir um paciente deprimido dizer: “eu achava que esse negócio de depressão não existia, que era fraqueza, frescura… agora eu sei como é”.

Aos poucos, nos modelamos até que a pessoa e o profissional se fundem.

O orgulho maior de ser psiquiatra está no cotidiano, quando tantos pacientes nos consideram como um porto seguro nas atribulações. Percebem o psiquiatra como um importante aliado em suas vidas”.

A ABP tem orgulho de ter o Dr. Cleber Naief Moreira em seu quadro associativo!

Comentários estão fechados.