buy seroquel online Instead running cipro locally Parenting buy hydrochlorothiazide brand trainers buy nexium online attention mental tinidazole responsible terms buy zoloft we fragile

PSIFAVI

psifavi

Sistema eletrônico de Psicofarmacovigilância permite que associados acessem dados sobre reações adversas.

O PSIFAVI foi criado em 1998 pelo coordenador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), Dr. Elisaldo Carlini, com colaboração de colegas de diversos estados, para notificar a suspeita de reação adversa de medicamentos psicoativos. À época, foi criado um formulário de Reações Adversas de Medicamentos Psicoativos (RAMP’s), que é distribuído por correio para uma lista de três mil médicos.
Em 2006, a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e o Cebrid, visando ampliar e agilizar o programa, assinaram um termo de cooperação para criar a “versão eletrônica” do sistema Psifavi. Assim, todos associados da ABP podem acessar os RAMP’s pela internet, o que possibilita que mantenham-se informados sobre dosagens e reações adversas de medicamentos psicoativos de forma rápida e segura.

Esta é uma ferramenta para psiquiatria não só como fonte de recursos, mas também como auxílio antes da prescrição de um medicamento. Ao proporcionar que os especialistas se atualizem, a ABP e o Cebrid fazem uma contribuição estatutária. Além disso, médicos de todo o país, das mais distantes localizações, têm acesso a informações de última geração.
Os criadores do sistema explicam que relatar uma reação adversa não é uma acusação, pois sempre existirão reações. Há necessidade de comparar os riscos e os benefícios do medicamento. Se os benefícios forem superiores aos riscos, então o medicamento é prescrito. Na linguagem literária isso é chamado de evento adverso.

O lançamento do sistema aconteceu durante o XXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria, entre 25 e 28 de outubro, em Curitiba.



Resposta às perguntas mais comuns!

Sou sócio da Associação Brasileira de Psiquiatria, mas não consigo acessar o PSIFAVI.
Você precisa efetuar o cadastro, clicando no botão “Cadastre-se” na página inicial do PSIFAVI. Após seu cadastramento, receberá um e-mail de ativação para confirmação do cadastro. Caso tenha alguma dificuldade entre em contato pela página Fale Conosco.

Qual o procedimento após o cadastramento da RAMP?
Os formulários das RAMP’s são analisados por uma comissão científica do PSIFAVI. Se necessário, são remetidas ao laboratório fabrincante do medicamento. Assim que obtida uma resposta satisfatória, as informações são inseridas no sistema e uma notificação é enviada automaticamente para o seu e-mail.


Utilize este formulário para entrar em contato com o PSIFAVI

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone

Assunto

Sua mensagem

Para usar CAPTCHA é preciso instalar o plugin Really Simple CAPTCHA.

Digite o que tem na imagem:



CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

Notificação de Suspeita de Reação Adversa a Medicamento Psicoativo (RAMP)
Nunca deixe de notificar por falta de conhecimento ou incerteza de alguns detalhes ou informações que estamos pedindo.

Se você é sócio da ABP e não posssúi uma identificação de acesso clique na aba PRIMEIRO ACESSO acima.



Somente médicos sócios da Associação Brasileira de Psiquiatria têm acesso ao PSIFAVI-ABP.
Se você é sócio da ABP e não posssúi uma identificação de acesso é necessário informar a sua matricula cadastrada na ficha de sócio da ABP.