ABPTV | Transtorno Bipolar: atualizações científicas, com Dra. Dóris Moreno, Dr. Fabio Gomes de Matos Souza e Dra. Sonia Palma

No dia 30 de março, última sexta-feira, foi comemorado o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. A data pretende chamar a atenção para a doença e diminuir o estigma relacionado a ela, tendo sido escolhido por ser o aniversário do pintor Vincent van Gogh, que acredita-se ter sido provável portador da doença.

Segundo dados da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar – ABTB, o transtorno atinge 4% da população, o que representa cerca de 8 milhões de brasileiros. Também de acordo com a ABTB, 60% dos casos de transtorno bipolar tem sua primeira manifestação antes dos 20 anos de idade.

Na próxima segunda-feira, 02 de abril, o ABP TV debaterá o tema “Transtorno Bipolar: atualizações científicas”. O programa terá a participação dos doutores Doris Moreno, Fábio Gomes de Matos e Souza e Sonia Palma, que apresentarão os dados mais recentes relacionados à doença, bem como suas experiências clínicas e científicas acerca do diagnóstico e tratamento.

Participe do ABP TV enviando sua pergunta pelo Linha Direta do Portal da Psiquiatria, ou pelos comentários das transmissões via Facebook e Youtube. Não perca!

Conheça abaixo os convidados:

– Dra. Doris Moreno: médica psiquiatra, Mestre e Doutora em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, médica Assistente e Pesquisadora do Grupo de Doenças Afetivas (GRUDA) do IPQ-HC-FMUSP, membro fundador da Associação Brasileira de Pacientes, Amigos e Familiares de Transtornos Afetivos (ABRATA), membro das seguintes associações: Associação Brasileira de Psiquiatria, International Society of Bipolar Disorders, International Society of Mood Disorders, Associação Brasileira de Transtorno Bipolar.

– Dr. Fábio Gomes de Matos Souza: médico psiquiatra, mestre em Farmacologia e Doutor em Psiquiatria, professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, professor titular da Universidade Federal do Ceará, Preceptor e Professor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio, Membro do Corpo Editorial da Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria, Membro do Corpo Editorial do Jornal Brasileiro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Membro do Corpo Editorial da Revista de Psiquiatria da Universidade de São Paulo.

Psiquiatra da Infância e Adolescência, Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia/ UNIFESP, Professora de Psiquiatria – Universidade de Santo Amaro, Vice-presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos – ABRATA, Membro do Comitê Científico de Adolescência – Associação Paulista de Medicina (APM).

Comentários estão fechados.