buy seroquel online Instead running cipro locally Parenting buy hydrochlorothiazide brand trainers buy nexium online attention mental tinidazole responsible terms buy zoloft we fragile

ABPTV discute Violência contra Crianças e Adolescentes

No Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado em 1990, o artigo 4º estabelece que “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. Entretanto, no Brasil e no mundo, a violência contra a criança e adolescente são uma realidade, independente da legislação que garanta a segurança e bem estar dessas populações.

Segundo dados do Mapa da Violência 2012: Crianças e Adolescentes, a violência física é a causa mais frequente de atendimentos deste público no SUS, abrangendo 40% do total de pessoas que demandaram o serviço. Os principais responsáveis pelos casos de violência figuram entre: pai, mãe, padrasto ou madrasta, em crianças de até 9 anos, com 50% das notificações, 31,3% em crianças de 10 a 14 anos e 11,6% nos anos finais da adolescência; amigos e/ou conhecidos, com 22,1% dos casos relevantes a partir dos 5 anos de idade; e em último lugar, pessoas desconhecidas pela vítima, indicados em 16,9% dos casos, também relevante a partir dos 5 anos de idade.

Para falar sobre este alarmante assunto, o programa ABP TV da próxima segunda-feira, 27 de novembro, recebe as psiquiatras Celeste Baptista e Márcia Gonçalves, que falarão sobre suas experiências nos casos de violência infantil e adolescente. Conheça as convidadas abaixo:

– Dra. Celeste Baptista: médica psiquiatra, preceptora da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Regional de Presidente Prudente, Diretora Clínica do Hospital Psiquiátrico Adolpho Bezerra de Menezes (2003-2011).

– Dra. Márcia Gonçalves: médica psiquiatra, Mestre e Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Pós-doutorado pelo ITA, professora da Universidade de Taubaté.

O programa ABP TV vai ao ar todas as segundas-feiras, às 21h, pelo Portal da Psiquiatria, Facebook da ABP e também pelo Canal da Psiquiatria, no Youtube. Participe enviando a sua pergunta e não perca a discussão sobre “Violência contra crianças e adolescentes”.

Comentários estão fechados.