ABP TV: Saúde mental da população carcerária e emergências psiquiátricas

A situação precária das unidades prisionais no Brasil está diretamente ligada à saúde mental. Problemas como a superlotação, infraestrutura precária, déficit em recursos humanos e, muitas vezes, a falta de atividades de lazer, desportivas, ocupacionais e educacionais fazem da população carcerária um grupo de risco para desenvolvimento de transtornos psiquiátricos.

Transtornos de estresse pós-traumático, depressão maior, transtornos de personalidade múltipla ou borderline, abuso de substâncias e comportamento anti-social são alguns dos registros apontados por estudos acerca da presença de transtornos psiquiátricos em detentos de todo o país.

Um dos temas da V Jornada de Emergências Psiquiátricas da ABP, “Saúde mental da população carcerária” é o tema do ABP TV da próxima segunda-feira, 05 de março. Assista ao programa e aprenda com a experiência clínica e científica dos nossos convidados: Dr. Lucas Alves e Dr. José Brasileiro.

Participe enviando a sua pergunta por meio do Linha Direta, no Portal da Psiquiatria, ou dos comentários das transmissões ao vivo no Facebook da ABP e no Canal do ABPTV no Youtube. Conheça abaixo os psiquiatras participantes da semana:

– Dr. Lucas Alves: médico psiquiatra com título de especialista em Psicogeriatria, membro da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP, professor de Farmacologia e Psicofarmacologia ( EBMSP, FTC e UNIFACS), mestrando em Neurociências –  EBMSP, preceptor da residência Médica do Hospital Juliano Moreira em Emergências Psiquiátricas e Psicogeriatria, membro da Comissão Científica da Associação Psiquiátrica da Bahia.

– Dr. José Brasileiro: médico psiquiatra forense com residência médica em psiquiatria pela UFPB e residência médica em psiquiatria forense pela UFCSPA. Preceptor e coordenador da residência médica da UFPE, preceptor da residência médica da UFPB, título de especialista em psiquiatria e psiquiatria forense pela ABP. Médico assistente do HC-UFPE, perito forense na penitenciária de psiquiatria forense da PB. Professor da disciplina de psiquiatria dos cursos de psicologia e medicina do UNIPE, presidente da Associação Psiquiátrica da Paraíba e Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do CRM-PB.

Comentários estão fechados.