ABP TV discute “Estimulação Magnética Transcraniana”, não perca!

A busca pela terapêutica ideal para tratamento das doenças mentais cresce a cada ano. No caso da depressão, por exemplo, um terço dos pacientes não respondem ao tratamento antidepressivo inicial após 4-8 semanas, conforme artigo da Revista Debates em Psiquiatria – RDP, publicado em maio de 2016 (clique aqui para ler na íntegra). Segundo o artigo de atualização escrito pelos doutores Maria Cristina Montenegro e Amaury Cantilino, “mesmo utilizando a terapêutica adequada, 50-85% dos casos recorrem e 20% tornam-se crônicos. Entre os pacientes que sofrem de depressão maior, 10% são cronicamente resistentes a várias intervenções psicofarmacológicas”.

Além dos avanços obtidos na área da psicofarmacologia, a Estimulação Magnética Transcraniana – EMT parece ser um tratamento promissor. A EMT consiste na estimulação do córtex cerebral, que já possui benefícios comprovados em doenças neurológicas e psiquiátricas.

Para falar sobre o assunto, o ABP TV recebe as Dras. Maria Célia Vítor e Mercedes Jurema. Saiba como elas tratam os seus pacientes com a Estimulação Magnética Transcraniana e tire todas as suas dúvidas participando pelo nosso site, pelo Facebook da ABP e também pelo Canal da Psiquiatria, no YouTube. Conheça as participantes abaixo:

– Maria Célia Vitor: médica psiquiatra. Especialista em Dependência Química pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Professora Colaboradora da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (2011).

– Mercedes Jurema de Oliveira Alves: médica psiquiatra, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), secretária geral da Associação Brasileira de Estimulação Cerebral (ABECer)

O programa ABP TV sobre Estimulação Magnética Transcraniana vai ao ar na próxima segunda-feira, 28 de agosto, às 21h, com transmissão ao vivo pelos seguintes canais: site da ABP, página da Associação no Facebook e Canal da Psiquiatria, no YouTube. Participe enviando a sua dúvida por meio do Linha Direta ou dos comentários nas transmissões ao vivo.

Não perca!

Comentários estão fechados.