ABP TV discute diagnóstico e tratamento dos transtornos alimentares em adultos

O próximo programa ABP TV discute diagnóstico e tratamento dos transtornos alimentares em adultos.

Com suas primeiras manifestações na infância e adolescência, os transtornos alimentares afetam um público de jovens adultos composto majoritariamente por mulheres. Estudos e evidências apontam que fatores psicossociais têm fundamental importância no desenvolvimento deste tipo de transtornos, a exemplo da pressão pela magreza e da “cultura do corpo”, além do padrão imposto por algumas profissões, como bailarinas, modelos, atores e atrizes, entre outros.

Aspectos biológicos, psicológicos e sociais estão associados a tais tipos de transtornos, com relação direta entre si. Além dos impactos psiquiátricos, os transtornos alimentares também apresentam impactos em outras áreas da saúde, com comorbidades relacionadas à desnutrição e perda de peso a exemplo da anemia e de alterações hormonais.

Para falar sobre o assunto, o próximo programa ABP TV recebe os psiquiatras Bruno Nazar e Fátima Vasconcellos, que compartilharão suas experiências clínicas no diagnóstico e tratamento de tais transtornos, respondendo às perguntas dos internautas.

O programa ABP TV vai ao ar na próxima segunda-feira, 05 de fevereiro, às 21h. Participe enviando sua pergunta por meio do Linha Direta, no Portal da Psiquiatria, ou nos comentários das transmissões ao vivo no Facebook da ABP e no Canal da ABPTV no YouTube.

Conheça melhor os nossos convidados abaixo:

– Dr. Bruno Nazar: médico psiquiatra; Professor da Pós-graduação em Psiquiatria e coordenador do ambulatório do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB-UFRJ-IEDE (GOTA) e Pesquisador visitante senior do King’s College – London.

– Dra. Fátima Vasconcellos: médica psiquiatra, Diretora Secretária Adjunta da ABP, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psicoterapia e Psiquiatria Forense pela ABP/AMB, Chefe de Clínica do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa da Misericordia do Rio de Janeiro. Professora Associada da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-RJ.

– Dr. José Carlos Appolinário: médico psiquiatra; Mestre e Doutor em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professor do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB/UFRJ e Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, e do Ambulatório de Depressão Resistente do IPUB/UFRJ (DeReTrat).

Comentários estão fechados.