ABP TV: “A arte no tratamento de Transtorno por Uso de Substâncias”, com Dra. Carla Bicca e Dra. Analice Gigliotti.

O tratamento dos transtornos psiquiátricos deve sempre levar em consideração todos os aspectos do indivíduo: social, profissional e pessoal. Entre as práticas que colaboram com tratamento farmacológico e psicoterápico, a arte pode ser uma grande aliada do psiquiatra para manejo do paciente com Transtorno por Uso de Substâncias.

A arte atua na reestruturação e reorganização mental do indivíduo, focando suas ações nos processos emocionais, questões e dificuldades de cada paciente, Mas em quais circunstâncias ela pode ser utilizada? De que forma deve ser aplicada e adequada para cada um dos pacientes? Que profissionais podem desenvolver terapias ligadas à arte e como incentivá-las a partir da prática clínica?

Estas e outras questões serão respondidas no próximo programa ABPTV, dia 26/03, que debaterá “A arte no tratamento de Transtorno por Uso de Substâncias”, com as doutoras Analice Gigliotti e Carla Bicca. As psiquiatras apresentarão resultados de suas práticas clínicas e pesquisas científicas no tratamento deste tipo de transtorno, compartilhando com os internautas suas experiências na aplicação da arte.

Conheça nossas convidadas abaixo:

– Dra. Analice Gigliotti: Médica Psiquiatra, Chefe do Setor de Dependência Química e Outros Transtornos do Impulso da Santa Casa da Misericórdia – RJ, Especialista em Dependência Química e Mestre em Psiquiatria pela UNIFESP, Diretora da APERJ, membro do Comitée Global da Society for Research on Nicotine and Tobacco.

médica psiquiatra, especialista em Dependência Química – FIDAP/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Terapeuta Cognitiva – Beck Institute, Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Membro do Departamento de Dependência Química da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS).

Você pode participar do programa ABP TV! Envie sua pergunta pelo Linha Direta do Portal da Psiquiatria ou pelos comentários das transmissões ao vivo no Facebook da ABP e no Canal ABPTV no Youtube. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 21h.

Não perca!

Comentários estão fechados.